Varicocele

Atendimento

Varicocele

A principal causa de infertilidade masculina, também é a que tem uma das melhores respostas quando instituído o tratamento. Trata-se de uma dilatação das veias do plexo pampiniforme localizado especificamente no cordão inguinal. O mecanismo pelo qual essa alteração causa infertilidade se dá através do aumento da temperatura no ambiente testicular, além da possibilidade de refluxo de substâncias tóxicas por essas veias “doentes”, como defendem alguns autores.

Existe uma incidência maior de casos de infertilidade secundária que é quando o paciente já teve outro(s) filho(s), do que primária,  que são os casos nos quais ainda não foi alcançada a tão sonhada concepção. Esse fato fala a favor de que essa afecção possa ir, evolutivamente, deteriorando o potencial fértil do homem, o que à luz das evidências atuais, nos faz levar em consideração tratar o quadro mesmo antes do homem já apresentar alterações seminais.

O tratamento é cirúrgico e é feito, da maneira com melhores resultados, através de correção microcirúrgica da varicocele. Sabe-se que mesmo em pacientes que irão necessitar de técnicas de reprodução assistida, os resultados dessas modalidades são melhores quando o homem é submetido previamente a tal procedimento.

O que é varicocele?

Varicocele é uma dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos. Também é conhecida como varizes dos testículos. Ela tem diferentes níveis de intensidade, podendo ser identificada apenas com o auxílio de um exame de ultrassonografia com doppler ou durante o exame físico feito por um urologista (médico que trata a varicocele). Neste último, há ainda três graus diferentes:

Grau 1: é possível a palpação pelo urologista somente quando o paciente faz uma manobra de esforço.

Grau 2: é possível a palpação dos vasos dilatados pelo urologista, mesmo sem o paciente realizar manobra de esforço.

Grau 3: neste, sendo o mais intenso, é possível identificar visualmente os vasos dilatados sem necessidade de qualquer manobra, sendo o grau de varicocele mais grave. Popularmente, esse grau também é conhecido como “saco de minhocas”.

Dúvidas Comuns:

É usual a varicocele acometer adolescentes, mas, muitas vezes, por habitualmente meninos nessa idade não terem o costume de ir a uma consulta com um urologista, essa alteração não é identificada. Dessa forma, grande parte dos quadros de varicocele é diagnosticada apenas quando esses indivíduos já são adultos.

Sim. É uma doença com um alto índice de prevalência na população!

Estima-se que cerca de 15% da população masculina seja portadora de varicocele. Isso quer dizer que, em cada cem indivíduos do sexo masculino, quinze apresentam esse quadro.

Nos indivíduos que são diagnosticados com infertilidade primária (quando nunca conseguiram ter filhos), identifica-se esse quadro em até 40% dos homens. Já nos indivíduos que apresentam infertilidade secundária (quando já tiveram filhos, mas não estão tendo sucesso em ter outros), esse quadro acomete até 80% dos homens!

Em sua grande maioria, a varicocele não apresenta sintomas. Entretanto, alguns indivíduos podem apresentar dores nos testículos ou sensação de peso/desconforto nessa região.

O principal problema acarretado pela varicocele é a infertilidade. O aumento do calibre das veias próximas aos testículos pode levar a alterações no ambiente testicular, podendo dificultar a produção de espermatozoides e/ou alterando a qualidade deles, consequentemente, diminuindo as chances do indivíduo conseguir ser pai.

O tratamento da varicocele é apenas através de procedimentos cirúrgicos. Não há medicações que consigam corrigir essa doença.

É imprescindível que você seja avaliado por um urologista para ter essa resposta. Dependendo do grau de varicocele, muitas vezes, o tratamento não é necessário. É preciso identificar se você apresenta algumas condições que, junto com o diagnóstico de varicocele, indiquem o tratamento. Por exemplo: infertilidade, alterações no espermograma, dor no testículo, entre outras…

Apesar da varicocele ser a principal causa de infertilidade masculina, nem todos os indivíduos com essa alteração serão inférteis. Na verdade, a maioria não será.

Existem diferentes técnicas para a correção de varicocele. Elas foram aperfeiçoando-se com o passar dos anos, e, atualmente, o método com melhores resultados e menores índices de complicações é o da operação com o auxílio de microscópio cirúrgico (microcirurgia). No intuito de aprimorar essa técnica, recentemente foi introduzido o uso de doppler microvascular intraoperatório, um aparelho que permite identificar artérias através do som, havendo uma eficácia maior na cirurgia. Esse aparelho é utilizado difusamente nos principais centros de tratamento de infertilidade masculina do mundo, mas no Brasil ainda não é tão disponível.

A correção da varicocele previamente à tentativa de realização de fertilização in vitro, em determinados casos, pode aumentar as chances de sucesso do tratamento de reprodução assistida. É necessária uma avaliação do casal tentante para determinar se a cirurgia é válida ou não.

A correção cirúrgica da varicocele é um procedimento coberto pelo plano de saúde. Entretanto, nem todas as técnicas para essa cirurgia são cobertas.

No rol dos procedimentos atendidos pelo plano, definido pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), não consta a realização da cirurgia de correção de varicocele através de microcirurgia. Dessa forma, o plano de saúde pode negar a cirurgia, e o paciente deverá arcar com os custos envolvidos na operação.

Já foi ao urologista esse ano?

Marque agora uma consulta com o Dr. Douglas Gregório.

Especialidades

Tratamentos

Principais atendimentos em Urologia.

Infertilidade Masculina

Estima-se que, mundialmente, em média 15% dos casais enfrentarão dificuldades para ter filhos, necessitando recorrer à assistência médica.

Microcirurgia

A urologia é uma área cirúrgica que é caracterizada por ter diversas subespecialidades.

Fertilidade e Planejamento Familiar

O conjunto de ações que auxiliam o homem e a mulher a escolherem o momento de terem filhos constitui o conceito de planejamento familiar.

Espermograma

O Espermograma é o exame inicial para avaliação do potencial fértil do homem.

Varicocele

A principal causa de infertilidade masculina, também é a que tem uma das melhores respostas quando instituído o tratamento.

Reversão de Vasectomia

Apesar de configurar um método contraceptivo preconizado para aqueles pacientes que têm certeza que não querem ter mais filhos, a vasectomia pode ser revertida.

Vasectomia

A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.
Douglas Gregório - Doctoralia.com.br
Douglas Gregório - Doctoralia.com.br
Yuri Siqueira dos Santos Paciente

Já fui em muitos médicos de várias especialidades, mas Dr. Gregorio é diferenciado, pela atenção, calma, explicações detalhadas, educação, empatia e grande conhecimento sobre sua área. Não é daqueles que quer atender rápido e deixa passar os detalhes que fazem diferença,mas sim um urologista de primeira linha.

Felipe Silva Paciente

Ótimo médico urologista, o Dr. Douglas Gregório! Me atendeu com muita atenção e humanismo, e o melhor, buscou uma solução para minha necessidade, de forma muito rápida e eficaz! Não senti dor e sua explicação me trouxe muita tranquilidade durante o procedimento que realizei.

Carlos da Silva Alvarenga Paciente

Gostei muita da explicação detalhada dos exames que eu executei, os quais eu apresentei. É notório o conhecimento sobre assunto relacionado ao tratamento.

Sobre

Dr. Douglas Gregório

Graduação

Cirurgia Geral

Urologia

Marque aqui sua consulta