Infertilidade Masculina

Infertilidade Masculina

Estima-se que, mundialmente, em média 15% dos casais enfrentarão dificuldades para ter filhos, necessitando recorrer à assistência médica. O diagnóstico de infertilidade é dado quando o casal não tenha sucesso em obter uma gestação após 1 ano de tentativas sem uso de métodos contraceptivos e com relações sexuais bem distribuídas durante o ciclo da mulher.

O homem contribui com 50% das causas de infertilidade e, nesse contexto, é de extrema importância que tanto o homem como a mulher sejam avaliados por um profissional habilitado.

A avaliação inicial do potencial fértil do homem se inicia através da análise seminal (espermograma), e o modo de análise e a interpretação deste são cruciais para definição de como conduzir o caso de cada paciente. Vale lembrar que esse não é um exame perfeito, e mesmo análises normais podem às vezes existir em pacientes que enfrentam a dificuldade para a tão sonhada paternidade. Eventualmente  é necessário lançar mão de outros exames complementares como, por exemplo, a avaliação funcional do espermatozoide cujo método atualmente mais utilizado é o índice de fragmentação do DNA espermático.

Não consigo engravidar, o que fazer? É comum ter dificuldade para engravidar?

Aquele casal que está tentando engravidar há pelo menos um ano, com relações sexuais bem distribuídas com base no ciclo menstrual da mulher e sem o uso de contraceptivos, tem o diagnóstico de infertilidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 17% dos casais vão apresentar um quadro de infertilidade. Isso corresponde a, aproximadamente, um em cada seis casais, dessa forma, essa alteração tem uma frequência considerável na população mundial.

Atenção: casais dos quais a mulher tem 35 anos de idade ou mais deverão iniciar a avaliação após seis meses de tentativas sem sucesso de alcançar a gestação. No caso de mulheres a partir de 40 anos, a investigação deve ter início assim que for buscado assistência médica.

Homem pode ser infértil?

O homem contribui de forma exclusiva com o quadro de infertilidade em, aproximadamente, 30% dos casos, e a mulher, exclusivamente, em outros 30%. Os 40% restantes correspondem a casais com infertilidade em que ambos apresentam fatores de risco. Dessa forma, tanto o homem quanto a mulher contribuem com 50% das causas de infertilidade.

Sendo assim, é necessário que ambos sejam avaliados quando o casal está enfrentando dificuldades para alcançar uma gestação!

Dúvidas Comuns:

É necessário buscar uma avaliação com um médico urologista que faça esse tipo de tratamento. Em uma consulta inicial, são realizados anamnese (entrevista), exame físico e a solicitação de exames complementares, que vão depender de cada caso em questão.

Um exame que é de extrema importância é o espermograma (ver tópico sobre o exame), cuja análise deve ser minuciosa e crítica. Havendo alterações, há a necessidade de realizar o exame, pelo menos, mais uma vez.

Há, ainda, outros exames que, dependendo de cada caso, podem ser necessários, como avaliação hormonal, testes genéticos, teste funcional dos espermatozoides, exames de imagem, entre outros.

A principal causa de infertilidade masculina, em toda a população mundial, é a varicocele (saiba mais no tópico específico).

Entre outras causas, podemos citar determinados tipos de câncer, alterações genéticas, alguns tipos de remédios e infecções, mas, sem dúvidas, atualmente, outra causa muito frequente é o uso indiscriminado de reposição hormonal/esteroides anabolizantes (testosterona)!

A infertilidade, geralmente, não acarreta sintomas específicos. O que podemos identificar são alterações decorrentes de suas causas, por exemplo:

-Alguns pacientes com varicocele podem ter dor ou desconforto nos testículos;

-Alterações hormonais podem trazer diminuição da libido/desejo sexual;

-Infecções no aparelho reprodutivo do homem podem trazer alteração na cor do esperma (que, às vezes, pode estar amarelado) ou até mesmo dor.

O exame de espermograma é uma ferramenta que auxilia o urologista a investigar a saúde reprodutiva do homem. A sua realização não é obrigatória em todos os indivíduos que desejam ser pais, sendo mais rotineiramente solicitada naqueles homens que estão apresentando dificuldade em alcançar uma gestação.

A necessidade de realização do exame deve ser definida após uma avaliação por um urologista com ênfase na área de fertilidade masculina.

Marque aqui sua consulta