Espermograma

Atendimento

Espermograma

Espermograma é um exame fundamental na investigação do homem que está enfrentando problemas com fertilidade. Nesse exame, são analisados vários parâmetros no sêmen que servirão para direcionar o diagnóstico. Não é um exame perfeito, dada a alta variabilidade natural do sêmen. Dessa forma, havendo alterações, pelo menos uma nova coleta é necessária.

O exame, idealmente, é realizado em instituições preparadas, e, de preferência, a coleta é realizada no próprio laboratório através de masturbação. Existem diferentes formas de análise do exame no laboratório, podendo uma ser superior às outras. Recomenda-se, então, seguir a sugestão do seu urologista sobre o local de realização.

Quais são os cuidados para realizar um espermograma?

Não é necessário jejum para a realização do exame de espermograma, porém, outros cuidados precisam ser respeitados, por exemplo:

– O tempo de abstinência sexual recomendado pelo seu urologista é de suma importância para a análise;

– A perda de material durante a coleta pode trazer alterações significativas no resultado;

– Episódios de febre próximos à coleta podem trazer um exame não confiável;

– É necessário informar as medicações das quais faz uso habitualmente.

Dúvidas Comuns:

Oligospermia é um volume de sêmen abaixo do valor de referência, já oligozoospermia é um número de espermatozoides abaixo do considerado normal.

A vitalidade no espermograma é um teste realizado para identificar-se a porcentagem de espermatozoides vivos em determinada amostra de sêmen.

A análise da motilidade no espermograma é realizada diferenciando-se os tipos de movimentos dos espermatozoides em quatro classes diferentes: A, B, C e D.

Após essa diferenciação, realiza-se a soma das classes A e B para definir a porcentagem de espermatozoides móveis progressivos e a soma das classes A, B e C para a definição da totalidade de espermatozoides móveis. A classe D é de espermatozoides imóveis.

Nesse parâmetro, são analisadas as diferentes formas de espermatozoides identificadas na amostra do sêmen. Algumas podem identificar alterações específicas na fertilidade que impedem, por exemplo, o espermatozoide de ser capaz de fundir-se ao óvulo.

A forma normal do espermatozoide é oval. Também são avaliadas outras características além do seu formato, como o flagelo, que é a cauda que concede movimentação ao gameta.

Leucócitos são células de defesa que, quando presentes em grande quantidade no sêmen (mais de um milhão), podem indicar alterações que dificultam a fertilidade, por exemplo, infecção. Na identificação desse quadro, o paciente deverá ser submetido a outros exames para investigação.

O número de cromossomos que existe em um espermatozoide corresponde à metade daqueles que são encontrados em outras células no organismo do homem. Isso acontece, pois, após a junção do espermatozoide com o óvulo (que também tem a

metade de cromossomos), é formado um embrião com a quantidade de cromossomos igual à das outras células.

Tendo em vista essa diferença, os espermatozoides são desenvolvidos no ambiente testicular sem que tenham contato com o sistema imunológico, pois este último, ao encontrar uma célula com esse menor número de cromossomos, poderá reconhecê-la como estranha e criar anticorpos contra ela.

Algumas condições podem levar a uma exposição do espermatozoide ao sistema imunológico, então, são gerados anticorpos contra esse gameta. Dependo da intensidade, isso pode atrapalhar a fertilidade, necessitando o indivíduo ser avaliado por um urologista.

“Azoospermia” é o termo técnico utilizado para descrever o espermograma em que não foram encontrados espermatozoides mesmo após centrifugação da amostra de sêmen. Existem duas formas diferentes de azoospermia: a obstrutiva e a não obstrutiva. É necessária uma avaliação por um urologista que trabalhe na área de infertilidade masculina para que possa ser realizada uma investigação sobre qual é a causa, sendo necessários uma anamnese (entrevista), um exame físico e alguns exames complementares.

Mesmo na ausência de espermatozoides no sêmen, atualmente, há algumas técnicas de reprodução assistida que permitem buscar espermatozoides no aparelho reprodutor masculino, a depender de cada caso (ver tópico de reprodução assistida e fertilidade masculina), havendo chances, então, de alcançar-se uma gestação.

O teste de fragmentação de DNA espermático é uma prova funcional dos espermatozoides que permite ao urologista inferir outras alterações que possam estar levando a um quadro de infertilidade. É também realizado através de análise do sêmen.

Sabe-se, atualmente, que uma taxa elevada de fragmentação de DNA espermático pode contribuir para casos de abortamento de repetição bem como para insucessos em ciclos de fertilização in vitro.

Já foi ao urologista esse ano?

Marque agora uma consulta com o Dr. Douglas Gregório.

Especialidades

Tratamentos

Principais atendimentos em Urologia.

Infertilidade Masculina

Estima-se que, mundialmente, em média 15% dos casais enfrentarão dificuldades para ter filhos, necessitando recorrer à assistência médica.

Microcirurgia

A urologia é uma área cirúrgica que é caracterizada por ter diversas subespecialidades.

Fertilidade e Planejamento Familiar

O conjunto de ações que auxiliam o homem e a mulher a escolherem o momento de terem filhos constitui o conceito de planejamento familiar.

Espermograma

O Espermograma é o exame inicial para avaliação do potencial fértil do homem.

Varicocele

A principal causa de infertilidade masculina, também é a que tem uma das melhores respostas quando instituído o tratamento.

Reversão de Vasectomia

Apesar de configurar um método contraceptivo preconizado para aqueles pacientes que têm certeza que não querem ter mais filhos, a vasectomia pode ser revertida.

Vasectomia

A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.
Douglas Gregório - Doctoralia.com.br
Douglas Gregório - Doctoralia.com.br
Yuri Siqueira dos Santos Paciente

Já fui em muitos médicos de várias especialidades, mas Dr. Gregorio é diferenciado, pela atenção, calma, explicações detalhadas, educação, empatia e grande conhecimento sobre sua área. Não é daqueles que quer atender rápido e deixa passar os detalhes que fazem diferença,mas sim um urologista de primeira linha.

Felipe Silva Paciente

Ótimo médico urologista, o Dr. Douglas Gregório! Me atendeu com muita atenção e humanismo, e o melhor, buscou uma solução para minha necessidade, de forma muito rápida e eficaz! Não senti dor e sua explicação me trouxe muita tranquilidade durante o procedimento que realizei.

Carlos da Silva Alvarenga Paciente

Gostei muita da explicação detalhada dos exames que eu executei, os quais eu apresentei. É notório o conhecimento sobre assunto relacionado ao tratamento.

Sobre

Dr. Douglas Gregório

Graduação

Cirurgia Geral

Urologia

Marque aqui sua consulta