Reversão de Vasectomia

Atendimento

Reversão de Vasectomia

Apesar de configurar um método contraceptivo preconizado para aqueles pacientes que têm certeza que não querem ter mais filhos, a vasectomia pode ser revertida através de uma microcirurgia extremamente delicada e isso pode ser oferecido, após a avaliação do casal, aos homens que por algum motivo mudaram de ideia.

O índice de sucesso da reversão é inversamente proporcional ao tempo decorrido desde a realização da vasectomia e a técnica é realizada através de uma vasovasostomia – quando são “reconectados” os dois cotos dos ductos deferentes, ou através de uma vasoepididimostomia, que é quando é necessária a anastomose do ducto deferente no epidídimo do paciente.

Este procedimento, apesar da alta complexidade, tem um tempo curto para recuperação e retorno às atividades laborais e deve ser considerado naqueles casais que têm indicação, pois permitem uma concepção natural ou por vezes, quando esta não é possível, a utilização de técnicas menos complexas de reprodução assistida.

Eu fiz uma vasectomia. É possível reverter?

Sim! A cirurgia de reversão de vasectomia é realizada por urologistas com experiência em microcirurgia. É um procedimento extremamente delicado, realizado com o auxílio de um microscópio cirúrgico, em que os canais que foram seccionados (ductos deferentes) são reconectados através de pontos de sutura, utilizando-se fios que têm a espessura mais fina que fios de cabelo!

Em alguns casos, é necessário que essa reconexão seja realizada entre o ducto deferente e o epidídimo, um órgão que fica anexado aos testículos, o que torna a cirurgia ainda mais desafiadora!!

É importante lembrar que é imprescindível uma análise também da mulher, com o intuito de definir se esse é o melhor caminho para o casal ou se será necessário recorrer a técnicas de reprodução assistida.

Dúvidas Comuns:

A cirurgia de reversão de vasectomia tem um tempo estimado entre três e quatro horas, podendo aumentar dependendo de qual técnica é utilizada.

A reversão de vasectomia tem maiores taxas de sucesso quanto menor for o intervalo entre a vasectomia e o procedimento de reversão. Ainda assim, indivíduos com muitos anos de vasectomia podem apresentar sucesso na cirurgia.

Mesmo que após uma reversão de vasectomia (apesar de haver espermatozoides no sêmen) o casal não alcance uma gestação e necessite de alguma técnica de reprodução assistida, é possível diminuir a complexidade desse tratamento, reduzindo, consequentemente, os gastos.

Não, a cirurgia de reversão de vasectomia com o intuito de recuperar a fertilidade não consta no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), então,

o plano de saúde pode negar esse atendimento. Dessa forma, o paciente deverá arcar com os custos da cirurgia.

Sim. Algumas instituições vinculadas ao SUS realizam essa cirurgia, porém, a disponibilidade não é tão grande.

Já foi ao urologista esse ano?

Marque agora uma consulta com o Dr. Douglas Gregório.

Especialidades

Tratamentos

Principais atendimentos em Urologia.

Infertilidade Masculina

Estima-se que, mundialmente, em média 15% dos casais enfrentarão dificuldades para ter filhos, necessitando recorrer à assistência médica.

Microcirurgia

A urologia é uma área cirúrgica que é caracterizada por ter diversas subespecialidades.

Fertilidade e Planejamento Familiar

O conjunto de ações que auxiliam o homem e a mulher a escolherem o momento de terem filhos constitui o conceito de planejamento familiar.

Espermograma

O Espermograma é o exame inicial para avaliação do potencial fértil do homem.

Varicocele

A principal causa de infertilidade masculina, também é a que tem uma das melhores respostas quando instituído o tratamento.

Reversão de Vasectomia

Apesar de configurar um método contraceptivo preconizado para aqueles pacientes que têm certeza que não querem ter mais filhos, a vasectomia pode ser revertida.

Vasectomia

A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.
Douglas Gregório - Doctoralia.com.br
Douglas Gregório - Doctoralia.com.br
Yuri Siqueira dos Santos Paciente

Já fui em muitos médicos de várias especialidades, mas Dr. Gregorio é diferenciado, pela atenção, calma, explicações detalhadas, educação, empatia e grande conhecimento sobre sua área. Não é daqueles que quer atender rápido e deixa passar os detalhes que fazem diferença,mas sim um urologista de primeira linha.

Felipe Silva Paciente

Ótimo médico urologista, o Dr. Douglas Gregório! Me atendeu com muita atenção e humanismo, e o melhor, buscou uma solução para minha necessidade, de forma muito rápida e eficaz! Não senti dor e sua explicação me trouxe muita tranquilidade durante o procedimento que realizei.

Carlos da Silva Alvarenga Paciente

Gostei muita da explicação detalhada dos exames que eu executei, os quais eu apresentei. É notório o conhecimento sobre assunto relacionado ao tratamento.

Sobre

Dr. Douglas Gregório

Graduação

Cirurgia Geral

Urologia

Marque aqui sua consulta