• Rio de Janeiro
  • Quartas e Sextas das 08h às 12h

Varicocele

A principal causa de infertilidade masculina, também é a que tem uma das melhores respostas quando instituído o tratamento. Trata-se de uma dilatação das veias do plexo pampiniforme localizado especificamente no cordão inguinal. O mecanismo pelo qual essa alteração causa infertilidade se dá através do aumento da temperatura no ambiente testicular, além da possibilidade de refluxo de substâncias tóxicas por essas veias “doentes”, como defendem alguns autores.

Existe uma incidência maior de casos de infertilidade secundária que é quando o paciente já teve outro(s) filho(s), do que primária,  que são os casos nos quais ainda não foi alcançada a tão sonhada concepção. Esse fato fala a favor de que essa afecção possa ir, evolutivamente, deteriorando o potencial fértil do homem, o que à luz das evidências atuais, nos faz levar em consideração tratar o quadro mesmo antes do homem já apresentar alterações seminais.

O tratamento é cirúrgico e é feito, da maneira com melhores resultados, através de correção microcirúrgica da varicocele. Sabe-se que mesmo em pacientes que irão necessitar de técnicas de reprodução assistida, os resultados dessas modalidades são melhores quando o homem é submetido previamente a tal procedimento.

Agende sua consulta para avaliação do seu quadro!

Marque aqui sua consulta